facebook twitter
Quem Somos
 Início | Sistema de apoio na rede | Apoio Financeiro
Como conseguir o capital inicial?

O primeiro apoio financeiro é normalmente conseguido junto da família, amigos e pessoas próximas que confiam e acreditam na sua ideia.

Fools, friends and family - os três F fundamentais para o arranque de uma ideia de negócio.

Caberá à Rede GAE ou às entidades de apoio especializado que o estão a acompanhar, informá-lo sobre as oportunidades de financiamento para o seu projeto, nomeadamente no âmbito do novo período de programação financeira 2014-2020.


De acordo com o IAPMEI, existem várias alternativas de financiamento fundamentais para o arranque da empresa como o Financiamento Bancário, Capital de Risco, Business Angels, Garantia Mútua e Locação Financeira1. Destacam-se ainda as seguintes oportunidades de financiamento2:

-  Programa FINICIA – este programa do IAPMEI é destinado a empreendedores e PME em fase de arranque. É um programa que facilita o acesso a soluções de financiamento e assistência técnica na criação de empresas, ou em empresas na sua fase inicial, com projetos empresariais diferenciadores, próximos do mercado ou com potencial de valorização económica. O FINICIA Jovem, que resulta de uma parceria com o Instituto Português da Juventude, apresenta condições especiais para jovens até aos 35 anos.

-  Microcrédito – tem como objetivo financiar projetos de microempresas encaminhados pela Associação Nacional do Direito ao Crédito (ANDC), permitindo a criação do autoemprego. Os destinatários deste programa devem ser pessoas que não têm acesso ao crédito bancário normal e desejam realizar um pequeno investimento para a criação do seu próprio emprego.

-  IEFP – apresenta um conjunto de medidas para as pessoas em situação de desemprego ou à procura do primeiro emprego com vista à obtenção de apoios financeiros que visam a criação do seu próprio negócio.

-  PME Investimentos – tem como objetivo promover a dinamização e o alargamento da oferta de financiamento a empresa, particularmente PME através da gestão de instrumentos de refinanciamento e de partilha de risco, no quadro de parcerias com intermediários financeiros adequadamente contratualizadas e governadas.

Programa de Ignição – possibilita o acesso a investimento de capital de risco de projetos inovadores de base científica e tecnológica com potencial nos setores das Tecnologias de Informação e de Comunicação, Eletrónica e Web, Ciências da Vida, Recursos Endógenos, Nanotecnologia e Materiais.


1 Ver 3o passo “a envolvente legal, económica e social” – Passos para a criação de uma empresa.
2 Verificar se estes instrumentos de financiamento têm continuidade no novo período de programação financeira 2014-2020.







Turismo do Centro
Coimbra
Figueira Foz
Lousã
Miranda do Corvo
Montemor-o-Velho
Penela
Pombal
Soure
IPN
UC
DRCC
Apoios
W3C   Mapa do Site | Ficha Técnica